VOCÊ SABIA
VOCÊ SABIA QUE...
Santo Estevão é o primeiro mártir cristão. Imitando Jesus ele perdoa os algozes, pedindo que seus pecados não sejam levados em conta.
É de origem judaíca, procedente do culto matutino da sinagoga, a Liturgia da Palavra composta por leituras, homilia e canto de salmos.
Na semana seguinte ao Natal celebramos a Epifania, onde Jesus se manifesta às nações como filho de Deus.
O ciclo do Natal se encerra com a celebração do Batismo do Senhor, que marca o ínicio da missão de Jesus que culminará com a Páscoa.
O simbolo do Advento e do Natal têm longas historias. A coroa do Advento vem da Alemanha, a Árvore de Natal tem origem no tempo dos pagãos e o Presépio foi uma criação de São Francisco de Assis.
"Advento" vem de "adventus", vinda, chegada proximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma uma unidade com o Natal e a Epifania
Após as 4 semanas do Advento, celebramos o mistério da encarnação e do nascimento humano de Verbo divino no Natal. O Verbo se faz carne e vem habitar entre nós.
Aleluia é uma exclamação litúrgica encontrada nos Salmos (111-112; 104-105; 115-117; 146-150). O termo significa "louvai ao Senhor". É um convite do salmista a participar no louvor de Deus.
A cada ano, a Igreja propõe diferentes leituras seguindo os evangelhos sinóticos: o Ano A, centrado em Mateus; o Ano B, centrado em Marcos; o Ano C, centrado em Lucas, todos com inserções de João.
Todo o ano litúrgico gira em torno de um único mistério: a morte e ressurreição de Jesus em sua plenitude.
Jericó é a mais antiga cidade da Palestina, no vale do rio Jordão, 20 km ao norte do mar Morto, que teria sido destruída por Josué (Js 6,1-10). Jesus hospedou-se ali na casa de Zaqueu (Lc 19,1-10).
Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C. Morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu essa data para canonizá-lo.
Fonte: Diário Biblico 2017
Nossa Senhora do Guadalupe não é somente invocada como protretora das Américas, mais também das vocações das famílias e dos nascituros.
Fonte: Diário Biblico 2017